Notícias
29 de Setembro de 2015

Veja como deixar a fachada da casa com a sua cara

A fachada de uma casa é o seu cartão de visitas, pois é a primeira imagem que evidencia a personalidade e o estilo dos donos.

Para mudar a fachada do seu imóvel e dar-lhe uma nova cara, que combine com você e sua família, é possível escolher vários elementos que trarão novos ares para sua residência. Segundo a arquiteta Ana Yoshida, você pode utilizar recursos que vão desde uma nova pintura e um projeto paisagístico até uma reforma completa, com novos materiais e acabamentos.

Confira abaixo três sugestões da arquiteta que podem mudar a sua casa:

1 –  Coloque verde na sua casa: A fachada é a parte externa de sua residência, é seu espaço dentro da cidade. Para utilizar jardineiras nos muros, com espécies de plantas mais resistentes a intempéries, é interessante consultar um especialista. Você também pode criar jardins verticais na própria fachada, o que dará uma nova vida ao visual, além de ser uma gentileza para com a cidade. O verde combina muito bem com quase todos os acabamentos no muro, desde uma simples pintura, revestimentos amadeirados ou tijolos aparentes. O investimento nessa transformação depende do que você escolher.

2 – Ilumine a frente: Um bom projeto de iluminação da fachada de uma residência pode trazer uma imagem completamente diferente do local. Lógico que esse recurso será bem mais eficiente no período noturno, porém também é uma boa estratégia para uma transformação. Um casa com a fachada limpa e bem conservada pode ter seu desenho muito mais realçado com a utilização de luzes. Elas rementem a aspectos cenográficos e podem trazer um ar mais teatral para a fachada. Existem diversos profissionais especializados em projetos luminotécnicos. Esse tipo de investimento pode custar um pouco mais que o paisagismo, por exigir mais profissionais especializados na execução.

3 – Mudar toda a fachada: Se a ideia é mudar radicalmente, sugerimos, inicialmente, consultar um profissional para coordenar as alterações que deseja executar, pois a fachada de uma residência deve seguir normas técnicas exigidas por cada município. A partir daí, a possibilidade para essas alterações é gigantesca, desde utilizar grades de ferro em vez de muros e deixar sua casa mais transparente, trabalhar com diversos materiais, desde a madeira aparente, que pode trazer elegância e rusticidade para a face externa da casa, assim como tijolos aparentes, que são excelentes materiais por exigirem pouca manutenção e trazerem muita personalidade. As placas de concreto podem criar um aspecto mais sóbrio na fachada, mas também podem ser usadas as placas ventiladas da Viroc, paredes de vidro, pintura cristalizada,entre outros materiais.

“Enfim, as opções são muitas e o custo será calculado de acordo com o projeto desenvolvido”, conclui Ana.

Fonte: Zap Imóveis

newsletter

webmail


ponto criativo