Notícias
06 de Fevereiro de 2013

Setor de materiais de construção espera crescimento de 6,5%

 

O setor de construção civil está otimista para 2013, a expectativa é um aumento em torno de 6,5% nas vendas do início do ano, segundo uma pesquisa realizada pela Associação Nacional dos Comerciantes de Materiais de Construção (Anamaco). 

De acordo com a entidade, a retomada é esperada para depois do carnaval, com o fim das férias e das fortes chuvas de verão. O período anterior é marcado por forte retração.

Ao todo, 36% dos comerciantes esperam aumento no volume das vendas em comparação a janeiro, o que representa otimismo esperado para o setor já para fevereiro. Já com relação às ações do governo para os próximos doze meses, 53% dos lojistas estão otimistas. Segundo a Anamaco, os programas de liberação de crédito ao consumidor para compra de material de construção devem contribuir para a melhora no período.

O setor de revestimentos cerâmicos e argamassas e rejuntes, começaram o ano com crescimento de 4% e 3%, respectivamente. Na comparação com dezembro do ano passado, as categorias aço e tubos e conexões de PVC se destacaram com desempenhos superiores em 4% e 2%.

As regiões Norte e Centro-Oeste foram as que registraram melhor desempenho de vendas no período, além de serem também as mais otimistas em relação às ações governamentais para o setor em 2013. No Norte, 68% dos comerciantes afirmaram intenção de investir nos próximos 12 meses. Já no Centro-Oeste, a taxa ficou em 61%.

Fonte: Portal PINIweb

 

newsletter

webmail


ponto criativo