Notícias
19 de Outubro de 2017

Qual o tapete ideal para usar na cozinha? Profissionais respondem

A cozinha é um dos lugares mais movimentados da casa. É nela que a família se reúne, prepara as refeições e onde grande parte das tarefas domésticas acontece. É por isso que usar tapetes na cozinha costuma dividir opiniões.

Os tapetes são peças coringas do décor. Versáteis e funcionais, eles têm o poder de levar mais conforto e aconchego ao ambiente, além de delimitar melhor os espaços e ajudar no posicionamento dos móveis em cada cômodo. Entretanto, um tapete mal colocado pode deixar o ambiente sobrecarregado ou até mesmo descaracterizado.

É por isso que, antes de optar pela peça, é preciso levar em conta em qual ambiente ele será colocado. E se o seu desejo é acrescentar o tecido no chão da cozinha, tenha atenção redobrada: o cômodo é um dos mais complicados para manter a peça em bom estado, mas isso não significa que você deve banir toda e qualquer tapeçaria dele.

Para o uso de tapete na cozinha, o ideal é optar por uma tapeçaria composta de materiais resistentes e leve, que seja facilmente removível para facilitar a lavagem do piso do ambiente”, afirmam as arquitetas Renata Castilho e Camila Buciani, do RCB Arquitetura. 

Já para o arquiteto Lisandro Piloni, mais importante do que a lavagem do piso, é imprescindível verificar as condições de limpeza do próprio tapete, que fica mais  suscetível a sujeiras e atritos quando colocado em uma cozinha. “Esse uso pode ser feito desde que o tapete seja um produto totalmente sintético e lavável. Isso considerando uma casa que lava o piso diariamente com água”, afirma.

Ainda de acordo com o profissional, um tapete ideal para a cozinha deve ser, principalmente, resistente à água. “De preferência, busque por fibras sintéticas que tenham ainda uma trama um pouco mais aberta, afim de não criar umidade sobre o tapete. Uma fibra sintética tramada libera a passagem da água e não causa bolor debaixo da peça”, diz Piloni.

 

Fonte: Casa Claudia

 

 

newsletter

webmail


ponto criativo