Notícias
28 de Fevereiro de 2018

Plantas para muro de jardim: conheça espécies e veja dicas!

Usar as plantas no paisagismo ou mesmo na decoração interna da casa é uma opção moderna, que traz um toque verde e mais vida para nossa rotina, aumentando a nossa conexão com o lado natural em qualquer ambiente. Então, além de ser lindo esteticamente, pode ser extremamente relaxante!

Uma vantagem específica das plantas conhecidas como trepadeiras (as que se “agarram” aos muros e paredes) é a economia. Isso porque podem substituir tranquilamente o revestimento estético de paredes e muros. Ou seja, você não se preocupa com pintura ou demais opções de revestimento.

Há muitas maneiras de adotar essas plantas em sua casa/apartamento: seja como o clássico jardim ou no estilo do famoso jardim vertical, em paredes, muros, pilares, arcos e sobre diversos outros itens. Nesse post, você confere as melhores plantas trepadeiraspara isso!

Dicas e pontos importantes sobre plantas trepadeiras:

Uma tendência forte de paisagismo e decoração é cultivar diferentes espécies, mesclando formatos, texturas e coloração de folhagens e flores.

É importante ficar atento às necessidades da espécie de planta que pretende cultivar. Por exemplo: não misture plantas que precisam de luminosidade com plantas de sombra.

É importante ter em mente que as trepadeiras podem acarretar em maior umidade para as paredes pelas quais se alastrarem. Então, optar por paredes e muros com reboco reforçado é preferível.

Deixar a parede com uma textura ou mesmo usar paredes que já tenham relevos e sejam mais ásperas conta como ponto positivo, pois ajuda a planta a se fixar melhor.

Conseguir o efeito de revestimento total do muro com as trepadeiras deve ser um projeto de médio a longo prazo, já que elas demoram certo tempo para crescer. Algumas espécies podem levar de 2 a 10 anos. Paciência é o segredo!

Plantas para muros, paredes e pilares

1 – Amor-agarradinho

amor agarradinho no muro

Essa planta pode tanto servir como trepadeira, quanto para cerca-viva. É uma planta que precisa de sol pleno. É aconselhado usar fios de nylon ou grade de arame para a condução e adaptação da planta.

É bastante ramificada. A folhagem é bem volumosa, sendo cada folha em formato de coração. As flores são na cor rosa e delicadas, e costumam florescer em grande quantidade. É perfeita, além de muros, para revestimento de telhados, grades e arcos.

Cuidados com o cultivo

No cultivo de plantas para ornar cercas e muros, utilize terra drenada e plante-as com pelo menos 1 centímetro de distância (mas é sempre bom se informar o máximo possível sobre a espécie que você deseja plantar).

irrigação das plantas, em geral, deve ser feita um dia sim, outro não. Em época de frio rigoroso, a necessidade é de três vezes por semana. Já em períodos quentes, deve-se regar todos os dias.

Essas foram as dicas para utilizar como ornamento as plantas para muro, paredes e pilares. Não são lindas?! Escolha a sua trepadeira e comece seu muro revestido de verde e muita cor agora mesmo!

*Fonte: Playgrama

newsletter

webmail


ponto criativo