Notícias
07 de Março de 2014

Como deixar a cozinha organizada

Elas deixaram de ser meros lugares de preparo de refeições e se transformaram num espaço de convivência da casa. Por isso, precisam ser práticas, dinâmicas e facilitar a circulação e a comunicação. Veja dicas do designer de interiores Jairo Ribeiro e saiba como deixar sua cozinha supermoderna.

Movimento

Dar condições para as pessoas circularem, sem atrapalhar quem está ao fogão, e tornar o ambiente um local confortável são os principais desafios na hora de organizar a cozinha.

"Para isso, nos projetos, fazemos uma triangulação entre o fogão, a geladeira e a pia, tornando o acesso aos eletrodomésticos fácil a todos os presentes no ambiente", explica o especialista.

Vale destacar que não há regra para o posicionamento dos móveis e eletrodomésticos: os hábitos dos moradores da casa é que vão dizer como será mais prático organizar o cômodo.

Fogão no centro

Chamada de "ilha", essa é uma tendência na decoração da cozinha: o fogão fica localizado bem no centro do ambiente, facilitando as conversas entre o cozinheiro e os convidados.

"É preciso considerar o espaço disponível para isso e a localização das portas e janelas para que possamos definir se vale a pena", explica Ribeiro.

Entre as vantagens estão, além do maior contato entre as pessoas, a beleza, o dinamismo e o espaço para circulação do ar.

Mas o designer de interiores alerta para algumas desvantagens do projeto: "os cabos das panelas ficam mais vulneráveis, podendo provocar acidentes. Além disso, há mais facilidade de sujar o piso quando alguém for, por exemplo, fritar algo", diz. 

Cozinha americana

A tendência de compartilhar sala e cozinha, separadas apenas por uma bancada, está em alta e facilita bastante as reuniões de amigos e família.

"Tanto a cozinha como a sala parecerão maiores", aponta Ribeiro.

Porém, é preciso mais cuidado na arrumação da louça e com o cheiro da comida, que pode invadir o ambiente vizinho.

Ideias para a cozinha

Piso: Porcelanato e pastilhas, além de deixarem o local sofisticado, são tendência.

Paredes: A cozinha toda branca continua na moda, mas dá para variar. A sugestão é usar cores cítricas (laranja, vermelho e algumas tonalidades de verde) para provocar fome. "Mas tem que se tomar muito cuidado com isso, porque as cores poderão cansar com o tempo", adverte.

Bancada: Chamadas de "passa-prato", podem ser usadas como apoio na hora das refeições ou até para lanches e para o cafezinho.

Fogão: Se puder, prefira os cooktop, conhecidos como "fogão de mesa". Eles ficam ocultos, apenas com as bocas aparecendo.

 

Fonte: Revista Casa Linda

newsletter

webmail


ponto criativo